No quadro Viva melhor viva com saúde vamos falar sobre a canela.
Você sabia que a canela é uma das especiarias mais antigas de que se tem notícia. Pois bem, muito antes de ser valorizada por inúmeras qualidades, a canela já era utilizada por conta de suas inferidas propriedades medicinais e fazia parte de cerimônias religiosas e ritos de magia.
Para a saúde, a canela é uma boa fonte de manganês e também possui substâncias antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças crônicas, como as cardiovasculares, e alguns tipos de câncer. Mesmo utilizada em pequenas quantidades, é fonte de fibras.
A canela também é rica em cinamaldeído, um composto fenólico que tem propriedades antimicrobianas e que, em estudos de laboratório, demonstrou capacidade de diminuir a atividade de uma enzima associada a reações inflamatórias e alérgicas.
Há dois tipos de canela, a do Ceilão e a da China. As duas são cultivadas no Brasil.
A CANELA DO CEILÃO, também chamada “canela verdadeira”, é mais clara, com o tom tendendo para o amarelo-ocre. Levemente adocicada e bastante aromática, a casca é mais fina e desfaz facilmente em pequenas lascas.
A CANELA DA CHINA, ou canela de cássia, é menos doce, com casca mais espessa e de cor mais escura, e com sabor mais picante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário