sábado, 27 de fevereiro de 2016

Mensagem da semana: Os 3 leões

Os três leões


Numa determinada floresta havia 3 leões. 
Um dia o macaco, representante eleito dos animais súditos, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse: 
Nós, os animais, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar: existem 3 leões fortes. Ora, a qual deles nós devemos prestar homenagem? Quem, dentre eles, deverá ser o nosso rei? 
Os 3 leões souberam da reunião e comentaram entre si: 

- É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido, uma floresta não pode ter 3 reis, precisamos saber qual de nós será o escolhido.

Mas como descobrir ? 

Essa era a grande questão: lutar entre si eles não queriam, pois eram muito amigos. 
O impasse estava formado. 
De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. 
- Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na Montanha Difícil. 

- Montanha Difícil ? Como assim ? 

- É simples, ponderou o macaco. Decidimos que vocês 3 deverão escalar a Montanha Difícil. O que atingir o pico primeiro será consagrado o rei dos reis. 

A Montanha Difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta. O desafio foi aceito. No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha para assistir a grande escalada. 

O primeiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado. 

O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado. 

O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado. 

Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os 3 foram derrotados ? Foi nesse momento que uma águia sábia, idosa na idade e grande em sabedoria, pediu a palavra: 

- Eu sei quem deve ser o rei!!! Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa. - A senhora sabe, mas como? todos gritaram para a Águia. - É simples, - confessou a sábia águia, - eu estava voando entre eles, bem de perto e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a montanha. 

O primeiro leão disse: - Montanha, você me venceu! 

O segundo leão disse: - Montanha, você me venceu! 

O terceiro leão também disse: - Montanha, você me venceu, por enquanto! Mas você, montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo. 

- A diferença, - completou a águia, - é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota e quem pensa assim é maior que seu problema: é rei de si mesmo, está preparado para ser rei dos outros. 
Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente ao terceiro leão que foi coroado rei entre os reis. 


MORAL DA HISTÓRIA: Não importa o tamanho de seus problemas ou dificuldades que você tenha; seus problemas, pelo menos na maioria das vezes, já atingiram o clímax, já estão no nível máximo - mas você não. Você ainda está crescendo. Você é maior que todos os seus problemas juntos. Você ainda não chegou ao limite de seu potencial e performance. A Montanha das Dificuldades tem tamanho fixo, limitado.


domingo, 14 de fevereiro de 2016

Viva melhor viva com saúde! As propriedades da canela

No quadro Viva melhor viva com saúde vamos falar sobre a canela.

Você sabia que a canela é uma das especiarias mais antigas de que se tem notícia. Pois bem, muito antes de ser valorizada por inúmeras qualidades, a canela já era utilizada por conta de suas inferidas propriedades medicinais e fazia parte de cerimônias religiosas e ritos de magia. 



Para a saúde, a canela é uma boa fonte de manganês e também possui substâncias antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças crônicas, como as cardiovasculares, e alguns tipos de câncer. Mesmo utilizada em pequenas quantidades, é fonte de fibras.

A canela também é rica em cinamaldeído, um composto fenólico que tem propriedades antimicrobianas e que, em estudos de laboratório, demonstrou capacidade de diminuir a atividade de uma enzima associada a reações inflamatórias e alérgicas.

Há dois tipos de canela, a do Ceilão e a da China. As duas são cultivadas no Brasil.

A CANELA DO CEILÃO, também chamada “canela verdadeira”, é mais clara, com o tom tendendo para o amarelo-ocre. Levemente adocicada e bastante aromática, a casca é mais fina e desfaz facilmente em pequenas lascas.


A CANELA DA CHINA, ou canela de cássia, é menos doce, com casca mais espessa e de cor mais escura, e com sabor mais picante.

Mensagem da semana: O círculo do amor

O círculo do amor




Ele quase não viu aquela senhora com o carro parado no acostamento. 
Estava escuro e chovia forte. Mas percebeu que a mulher precisava de ajuda. Assim, o homem parou o seu carro e se aproximou.

Ao ver o rapaz se aproximando a mulher pensou: será que ele vai fazer alguma maldade comigo?

O rapaz parecia inseguro, pobre e faminto. E percebeu que a mulher estava com muito medo dele. Então perguntou: Não se preocupe, quero ajudar a senhora. Por que não espera no carro onde está quentinho? Ah, meu nome é Renato.

Bem, tudo o que aquela mulher tinha era um pneu furado, mas para uma senhora de idade avançada aquilo era um grande problema.

Renato se abaixou, colocou o macaco e levantou o carro. Se sujou um pouco e ainda machucou uma das mãos. Enquanto apertava as porcas da roda, a senhora abriu a janela e começou a conversar com ele. Ela contou que se chamava Lúcia, morava em São Paulo, que estava de passagem por ali e que não sabia como agradecer pela ajuda. Renato apenas sorriu.

Terminado o serviço, Lúcia perguntou quanto o devia. Renato poderia pedir qualquer valor que ainda seria pouco, pois ela tinha imaginado tudo de ruim que poderia ter acontecido se aquele jovem não tivesse parado e prestado socorro. Mas Renato não pensava em dinheiro. Gostava de ajudar quem necessitasse e para ele, Deus já o havia retribuído bastante. Este era seu modo de viver e ele nunca pensou em agir de outra forma. Renato sorriu e respondeu: Se realmente quer me pagar, da próxima vez que encontrar alguém que precisa de ajuda, ajude da maneira que essa pessoa precisar e... lembre-se de mim.

Renato ficou vigiando Lúcia ir embora. Tinha sido um dia frio e deprimente, mas ele se sentia bem, indo para casa, mesmo tão tarde.

Alguns quilômetros depois, Lúcia parou seu carro num pequeno restaurante. Era um lugar muito simples. De repente, uma garçonete veio atendê-la, sorrindo e trazendo uma toalha limpa para que secasse os cabelos. Lúcia notou que a garçonete estava prestes a ganhar neném, mas nem por isso a moça deixava de continuar sendo atenciosa.

Lúcia ficou curiosa em saber como alguém, aparentemente muito pobre, podia tratar tão bem uma estranha. Então se lembrou de Renato, o rapaz que a ajudou a trocar o pneu na estrada. Depois que terminou de comer Lúcia saiu, sem esperar o troco dos cem reais que deu parar pagar a despesa. A garçonete voltou e ficou olhando para os lados procurando Lúcia. Foi então que ela viu algo escrito no guardanapo que estava junto de mais quatro notas de cem reais em cima da mesa.

A garçonete começou a chorar enquanto lia o bilhete que dizia:
Você não me deve nada, fique com o troco, eu já tenho o bastante. Alguém me ajudou hoje e da mesma forma estou ajudando você. Se realmente quiser me retribuir por este dinheiro, não deixe este círculo de amor terminar com você, ajude alguém!.
A garçonete guardou o papel e voltou ao trabalho.
Naquela noite, quando a garçonete foi para casa cansada, seu marido já estava dormindo. Ela ficou olhando o marido dormir e começou a pensar no dinheiro e no bilhete daquela senhora. E se perguntava : Como aquela senhora sabia que a gente precisava tanto dessa ajuda? ... nosso bebê vai nascer e a gente passando tanta dificuldade...
Mas, consciente da benção que recebeu, ela deu um grande sorriso e agradeceu a Deus. Se virou para o marido que dormia preocupado, deu um beijo no rosto dele e falou baixinho:
- Tudo vai ficar bem...Eu te amo ... RENATO!

LIÇÃO DE VIDA:
A vida é assim, um espelho. Se você fizer o bem, o bem volta para você. Se fizer o mal, o mal volta para você.

Por isso, procure fazer coisas boas para os outros quando tiver a oportunidade. Faça com que o espelho da sua vida tenha sempre reflexos positivos!

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Mensagem da semana: A história do lápis

A mensagem da semana do programa de hoje: "A história do lápis" 
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
“Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade”.
“Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas lhe farão ser uma pessoa melhor”.
“Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça”.
“Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você”.
“Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação”.
Paulo Coelho


Mensagem da semana: O idiota e as moedas

O idiota e a moeda - na mensagem da semana!
Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.
Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 RÉIS e outra menor de 2.000 RÉIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.
Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.
– Eu sei, respondeu o tolo. “Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda”.
Podem-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.
A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.
A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?
A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.
Mas a conclusão mais interessante é: A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.
Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos.
O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente.
Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação.
Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam… é problema deles.
Arnaldo Jabor


Viva melhor viva com saúde! O abacaxi e suas propriedades.

Você sabia que o abacaxi é uma ótima fonte de VITAMINA C e MAGNÉSIO. A vitamina C é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico e um ANTIOXIDANTE natural. Já o MAGNÉSIO é muito importante para ajudar na regulação da atividade muscular do coração. No nosso programa vamos falar mais sobre as propriedades do abacaxi. Curta nossa página pelo facebook www.facebook.com/programaedergomes




Mensagem da semana: Os 3 leões

Os três leões Numa determinada floresta havia 3 leões.  Um dia o macaco, representante eleito dos animais súditos, fez uma reunião ...